Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral.

Resposta:

Os recursos linguísticos são elementos da linguagem que são usados para transmitir informação, enquanto os recursos paralinguísticos são elementos não verbais que acompanham a fala e podem modificar ou enriquecer o significado da mensagem verbal. Alguns exemplos de recursos linguísticos que podem ser usados em situações de interação oral incluem:

Frases incompletas: são aquelas que faltam um ou mais elementos essenciais para formar uma frase completa. Por exemplo: "Eu ia dizer que...", "O que eu quis dizer é que..."

Hesitações: são aquelas palavras ou sons que são usados para preencher o silêncio enquanto o falante está pensando ou organizando o que vai dizer. Alguns exemplos de hesitações são: "ehhh...", "hum...", "bem..."

Alguns exemplos de recursos paralinguísticos que podem ser usados em situações de interação oral incluem:

Gestos: são movimentos corporais que podem ser usados para enriquecer o significado da fala. Por exemplo, levantar as mãos para demonstrar excitação, apontar para algo para chamar a atenção para ele, etc.

Expressões faciais: são aquelas que podem ser usadas para transmitir emoções ou sentimentos. Por exemplo, franzir a testa para demonstrar preocupação, sorrir para mostrar alegria, etc.

Os recursos linguísticos e paralinguísticos são importantes em situações de interação oral porque podem ajudar a transmitir a mensagem de maneira mais clara e eficaz, e também podem ser usados para estabelecer uma conexão emocional com o interlocutor.

Post a Comment for "Explorar o uso de recursos linguísticos (frases incompletas, hesitações, entre outros) e paralinguísticos (gestos, expressões faciais, entre outros) em situações de interação oral."